Seja Bem-Vindo! by Kamy tapetes
Swipe to the left

3 Curiosidades sobre Kilins

4 de novembro de 2017

Com cores vivas, perfeitas para dar vida a qualquer ambiente mais discreto, os tapetes do tipo Kilim, são peças valiosas seja no quesito decoração ou até mesmo em sua história. Mas afinal, o que são kilins? Essa e outras perguntas tem resposta no blog da Tapetes.com hoje. Confira:


1. Características

A palavra Kilim tem origem turca e seu significado é dupla face, diferentes dos tapetes, esse estilo não possui pelos, já que sua confecção lembra um bordado, ou seja, os fios são laçados, e não dados nó como nos outros tipos de tapetes.


2. História

A história dos Kilins é cercada de certo mistério, pois não é possível determinar com precisão o início de sua confecção. Enquanto alguns estudiosos acreditam que as primeiras peças tenham sido produzidas 8000 a.C, mesmo período onde carneiros foram domesticados, outros acreditam que sua produção tenha se iniciado por volta de 4000 a.C.

As peças tinham funções básicas como manter as tendas secas, protegidas e aquecidas, ou mesmo transportar alimentos ou serem utilizados como selas, ou com finalidades mais nobres e especiais, como servir de altar improvisados em momentos de reza.


3. Tipos

Kilim Ikat: Muito tradicional em países como Camboja, Guatemala, Espanha, Índia e Indonésia, o estilo ikat retrata diferentes estilos, já que existem muitas influências culturais. Com uma história antiga, essas peças são produzidas hoje com estampas típicas.

Kilim Caucasiano: Definidos pelo tipo de trama do tapete, os caucasianos são caracterizados pelo estilo geométrico, assim como tendência em desenhos abstratos e cores intensas. Compostos por polígonos grandes e pequenos, as vezes podem apresentar desenhos florais, formas estilizadas e humanas.

Kilim indiano: Com desenho propositalmente não simétrico, os kilins indianos são compostos com tons elegantes de azul sobre fundo natural.


Gostou ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.